segunda-feira, 22 de março de 2010

As Técnicas de Resolução de Avarias

Diagnóstico de Erros

  • O Diagnóstico de erros ou avarias pode ser efectuado de várias formas:
         -Através do código de erros gerados pela BIOS da motherboard;
         -Pelas mensagens de erro;
         -Ou através do software de diagnóstico.
      Em algumas situações basta actualizar ou instalar novos drivers de determinados componentes para que o problema seja resolvido.

  • Na janela das propriedades do computador podemos ver não só quais os IRQ atribuidos a cada componente de hardware, mas também os endereços de memoria, DMA e endereços de I/O.
            -No caso anterior, os dispositivos estavam a funcionar correctamente, neste caso, estamos perante um dispositivo mal configurado ou sem dreivers, na maioria dos casos basta seleccionar a opção controlador e actualizar o mesmo, aparecerá um assistente de configuração e deverá indicar a localização dos drivers para o dispositivo respectivo.

Informações de Sistema

  • Outra forma de detectar anomalias ou problems no computador é recorrendo ás informações do sistema.Para aceder a este programa vá ao botão Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Informações do Sistema.

  • Este programa contém informações mais detalhadas acerca de todo o computador que o programa visto anteriormente.A informação está organizada de forma a que seja fácil localizar o que quer que seja.Desde hardware e software instalado,recursos do sistema, configuração od ambiente de trabaljo, etc...
Software de Diagnóstico

  • Existe no mercado software de diagnóstico de erros,para além do que vem com o Windows. Este software pode ser adquirido em lojas de informática ou ser retirado da Internet livremente, claro na versão de demonstração.Como exemplo de alguns desses programas, podemos referir o Evarest,SisoftSandra,Cpuz.

  • Alguns destes programas permitem não só diagnosticar problemas mas também fazer testes e comparações de componentes do computador como ao CPU, placas gráficas, velocidade de memórias RAM, etc...




      Configuração do setup, o Post e o arranque

   O Setup(BIOS)
         
       BIOS significa "Basic Input Output System", ou " Sistema básico de entrada e saída".Um computador é composto de hardware e software.O hardware é toda a parte fisica do computador: placa mãe, processador, memórias, disco rigido, etc.Enquabto o software é a parte lógica que coordena o seu funcionamento, a BIOS é justaente a primeiracamada de software do sistema, que fica gravada num pequeno chip na placa mãe, e tem a função de "dar partida", reconhecendo os dispositivos instalados no computador e realizando o boot.Mesmo depois do carregamento de sistema operativo, a BIOS continua a fornecer muitas informações e executando tarefas indispensáveis para o funcionamento do sistema.
   
       -Através da BIOS podemos personalizar muitas opções relacionadas com o modo de funcionamento e desempenho do computador.Uma boa configuraçõa pode tronar o sistema muito mais estável ou rápido.
      
       -O CMOS  significa "Complementary Mental Oxide Semicondutor".Nos primeiros PC's, tais como antigos XT's e alguns 286's.Todos os dados referentes á configuração dos endereços de IRQ, quantidade e velocidade das memórias , HD's instalados, etc.Eram configurados através de jumpers na placa mãe.A função CMOS é armazenar dados do setup para que estes não sejam perdidos quando desligamos a máquina.O CMOS é uma pequena quantidade de memória RAM, geralmente 128 ou 256 bytes, destinada a guardar as configurações do setup.

 Cuidados a ter na reparação de Computadores

        Existem alguns cuidados que devem ser tidos em consideração na reparação de computadores.Quando surgem erros, em vez de se começar logo a desmontar tudo, devem-se verificar os seguintes passos:





Substituição de Componentes

Para substituir um componente, primeiro temos desligar o computador da corrente de maneira a não haver problemas electricos.

O segundo passo é abrir a caixa do computador, é essencial saber que peça irá ser substituida e ter uma nova pronta a substituir de maneira a que possa ter o seu computador a funcionar o mais rapidamente possivel.


O terceiro será (por exemplo: disco rigido) desparafusar o disco do lugar e tirar as fichas que estão ligadas. Em seguida remova o disco.



De seguida meta o novo disco no lugar do velho e ligue os cabos.



Formate o computador (O novo disco não terá nada lá a não ser que já tenha formatado noutro computador ) e o novo disco estará pronto a usar.











0 comentários:

Enviar um comentário