Ao contrário de outros componentes, como por exemplo os discos rígidos os CD-ROM, onde é muito comum componentes já bem rodados apresentarem defeitos, é raro um processador chegar a queimar, mesmo quando usado por anos a fio. O defeito mais comum apresentado pelos processadores é o sobreaquecimento.
Como a maioria dos dispositivos eléctricos, um processador gera uma quantidade considerável de calor, consequentemente necessitando de refrigeração adequada. Na falta desta, o processador pode facilmente se sobreaquecer, fazendo com que o micro trave. O processador vai aquecendo até o ponto em que simplesmente para de funcionar.
Existem dois óptimos programas para detectar tantos defeitos no processador, quanto problema de sobreaquecimento:
O Stability-Test: se encarrega de fazer um check-up geral no processador, cache e memória RAM, detecta qualquer tipo de erro nestes componentes. é muito útil se você fez overclock e quer saber se o seu processador está totalmente estável, ou se você está desconfiado de um possível defeito num destes componentes. O teste dura várias horas, mas você pode usar o micro normalmente durante o teste.
O CPU Burn foi desenvolvido para exigir o máximo do processador, testando sua estabilidade. Ao ser executado o programa, aparecerá apenas um janela DOS com o cursor piscando, deixe o programa rodar por pelo menos uns 20 minutos (quanto mais tempo melhor). Caso neste tempo o micro trave, ou o programa feche sozinho, então é melhor caprichar mais no resfriamento do processador, pois os mesmos travamentos poderão ocorrer em outros aplicativos.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário